Pular para o conteúdo

Corrida Contra o Cigarro

Continuando a série especial sobre a comemoração do ‘Dia Mundial Sem Tabaco’ refletiremos hoje sobre os caminhos para deixar de fumar. Porque devemos iniciar essa corrida contra o cigarro?

Não existem métodos infalíveis para deixar o vício, simpatias não farão a menor diferença. Extravagantes e perigosos métodos podem até criar complicações e levá-lo para o hospital. O que vale mesmo na hora de parar de fumar é uma única coisa: VONTADE .

Existem muitos caminhos que levam a desenvolver essa vontade. Alguns bastante penosos com o adoecimento ou perda de pessoas queridas, familiares, amigos. A vontade de parar de fumar pode também surgir quando você se torna realmente consciente dos malefícios que o tabaco faz ao organismo e começa a ficar com medo de desenvolver todas aquelas doenças terríveis. Não importa o caminho que percorremos para chegar esta decisão, mas parar de fumar certamente é a atitude mais inteligente que podemos tomar em relação a nossa saúde e bem-estar.

DECISÕES INTELIGENTES

É importante estar preparado para as dificuldades que você vai enfrentar. Procure informar-se sobre o que irá acontecer nos dias que seguirão a parada. Informe-se como seu organismo vai se comportar e o que você pode fazer parar aliviar esses sintomas. Lembre-se: Tabagismo é uma doença que pode ser tratada !

> Parar de fumar exige que você tenha uma mudança de comportamento; recorra a amigos para apoiá-lo; tenha muita coragem para resistir as tentações; esteja preparado para prevenir as recaídas e contornar o estresse que vai dominar a sua vida por alguns meses.

BOAS RAZÕES PARA DEIXAR DE FUMAR

Pensando que é desanimador ? Existem boas razões para deixar de fumar! Vou dar meu próprio depoimento. Fazem 24 dias que parei de fumar, uso remédio para controlar a ansiedade (BUP) e usei adesivos de nicotina, (Niquitin) que abandonei na segunda semana e estou me sentindo muito bem. Claro que sinto vontade de fumar algumas vezes por dia, mas a vontade dura alguns segundos, não é assim tão difícil quanto eu imaginava resistir e não fumar nestes momentos.

Respiração e relaxamento

Com o passar dos dias vão diminuindo consideravelmente as ocorrências de vontade de fumar. Mas depois de passada a primeira semana, que considerei a pior em termos de sintomas de abstinência; fica bem mais fácil ter controle sobre a situação.

Muitas pessoas tem medo de tomar essa atitude, pois temem fracassar. Muitos fumantes pensam que não irão conseguir parar de fumar porque desconhecem os novos métodos que existem, ou não se deram conta ainda dos males que o tabaco faz ao organismo.

Com a campanha “JUVENTUDE LIVRE DO TABACO” as instituições pretendem alertar para um risco ainda maior: o uso de cigarro que normalmente começa ainda na adolescência ou mesmo na infância de algumas pessoas.

A campanha pretende criar uma conscientização na população jovem sobre os riscos a saúde e reforçar estratégias para o incentivo a cessação de fumar entre crianças e adolescentes. O Ministério da Saúde divulgou os maços de cigarros que circularão no mercado no ano que vem. Virão fotos pesadas estampando os maços, e mudanças na legislação visando maior controle sobre o tabagismo no Brasil, como criação de espaços livres de tabaco em ambientes públicos, por exemplo.

A OMS pretende alertar também para o fato de que quanto mais cedo se começa a fumar, maiores serão os malefícios para o organismo. Crianças e adolescentes são muito afetados pela ação da nicotina no organismo.

“Apesar de utilizarem modelos, todas as situações apresentadas pelas imagens são reais.“O objetivo é mostrar o mal que o cigarro causa e promover aversão e conseqüentemente afastamento do produto”, explicou o diretor-geral do INCA, que chamou a atenção para o fato de o tabagismo ser uma doença pediátrica: “A experimentação é feita, em média, aos quinze anos de idade. Temos também que considerar as crianças e jovens que não fumam, mas estão expostos aos ambientes com fumaça tabagística” Página do INCA

“O Estudo Global do Tabagismo entre os Jovens, realizado pela OMS em 46 países, revelou um quadro alarmante de dependência prematura. Em algumas áreas da Polônia, de Zimbábue e da China, crianças de 10 anos de idade já estão dependentes do tabaco. Os adolescentes globalizados em Nova Iorque, Lagos e Pequim são vistos como alvos fáceis pelas multinacionais do tabaco. Tendo em vista que as marcas globais são veiculadas na propaganda como um estilo de vida a ser almejado, elas tendem a ser consumidas em larga escala, levando metade de seus usuários habituais à morte.

“A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas. O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens, no mundo e no Brasil, e isso se deve às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo. A isto somam-se a promoção e publicidade, que associam o tabaco às imagens de beleza, sucesso, liberdade, poder, inteligência e outros atributos desejados especialmente pelos jovens. A divulgação dessas idéias ao longo dos anos tornou o hábito de fumar um comportamento socialmente aceitável e até positivo. A prova disso é que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos de idade. Seduzir os jovens faz parte de uma estratégia adotada por todas as companhias de tabaco visando reabastecer as fileiras daqueles que deixam de fumar ou morrem, por outros consumidores que serão aqueles regulares de amanhã.” Jovens e mulheres na mira da indústria do tabaco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *