Os números impressionam: Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo mostra que 3% dos tabagistas começaram a fumar antes dos 10 anos e 65% dos fumantes dão a primeira tragada antes dos 15 anos.
Três meses depois de entrar em vigor a lei antifumo em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde apresenta os resultados de um estudo realizado com 500 pacientes atendidos no Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas).
Se por um lado eles deram sua primeira tragada muito cedo, por outro, só procuraram ajuda para largar o vício depois dos 45 anos. Dos pacientes entrevistados, 64% afirmaram ter iniciado o tratamento nessa faixa etária. Apenas 2% deles disseram ter procurado ajuda quando tinham entre 15 e 24 anos.
Segundo Luizemir Lago, diretora do Cratod, “a pesquisa mostra duas faces bastante preocupantes sobre o cigarro. A primeira é que o vício começa muitas vezes ainda na infância. A outra é que demora muito tempo para perceber a real dimensão dos danos provocados pelo cigarro. Notamos que com a discussão levantada com a lei antifumo, aumentou o grau de conscientização da população sobre os males do fumo”.
Encontrado no site Grande FM