Pular para o conteúdo

O Dia de Parar de Fumar


Parabéns, hoje é o dia de parar de fumar! Uma das mais importantes decisões que você já tomou em sua vida! Você optou por mais qualidade de vida e saúde, e renasce agora para uma nova e saudável vida sem cigarros. Você vai redescobrir como a vida é muito mais prazerosa sem tabaco, e todo aquele tempo que você perdeu fumando, ficará agora no passado.

Você está em frente ao seu computador, buscando apoio para colocar fim a um  processo de auto-destruição que o tabagismo impõe aos seus dependentes. Podemos ajudá-lo hoje e nos próximos dias mas, é importante lembrar que tudo vai depender exclusivamente de sua vontade, do seu real desejo de parar de fumar.

Você vai encontrar o seu jeito de parar, apoiado em dicas  que você lê aqui na comunidade e no blog, nos conselhos de seu médico, em sua própria experiência, mas, tudo vai depender de sua vontade de parar de fumar! Seja determinado, quase obstinado em seu objetivo. Tenha muita paciência, você fumou muitos anos, e demora algum tempo para se livrar dos hábitos colecionados ao longo desse tempo. Seja paciente consigo, isso será fundamental neste processo.

O mais importante é  pensar positivo e tentar superar dia a dia. Não se preocupe com o amanhã e também não fique preso a desculpas e hábitos do passado. Olhe para o futuro! Sua saúde vale mais que alguns centímetros de  papel enrrolado com tabaco. Lembre-se sempre das razões que o levaram a querer parar de fumar e lute diariamente para realizar este sonho.

A dependência psicológica do cigarro

Logo no primeiro dia falaremos da dependência psicológica do cigarro. Esse é um dos principais obstáculos que você deve aprender a lidar, e um dos que mais tempo pode levar para desaparecer. Na verdade, sintomas de abstinência(desconforto pela falta da nicotina) nem todos os fumantes apresentam, mas a dependência psicológica, talvez; seja o maior elo entre o cigarro e o fumante, ocorrendo com intensidade variada para cada indivíduo.

dependência psicológica não está associada a vontade de fumar(fissura), mas a falta de alguma coisa que não sabemos expressar por palavras. A falta do cigarro pode ser associada a falta do companheiro das horas tristes, a falta do apoio imaginário que o cigarro representava para o fumante. Você pode se sentir deprimido, ou melancólico, como se tivessemos terminado um relacionamento ou perdido um ente querido e agora estivesse realizando uma espécie de luto.Você deve entender que isso é a manifestação do seu cérebro viciado em nicotina, querendo que você volte a fumar. Não caia nesta armadilha!

Estranhar o fato de entrar em uma loja de conveniencia, onde antes você comprava cigarros e agora, se pegar namorando a prateleira de doces ou de revistas, pode se tornar fato corriqueiro em sua vida de ex-fumante daqui para frente. Ficar desesperado por não saber onde colocar as mãos, segurar caneta o dia todo, andar com o elástico do cabelo entre os dedos e principamente, tentar não pensar em cigarros, serão algumas das constantes em sua nova vida. Não desanime, em algumas semanas isso terá desaparecido e você se lembrará como é NÃO FUMAR novamente, afinal; nós não nascemos fumando, não é mesmo?! ;)

O importante é entender que você vai desvincular-se desses velhos comportamentos e associações. Comprar cigarros diariamente, acender um cigarro depois das refeições, fumar dirigindo, fumar quando se sentia sozinho, fumar navegando na internet, fumar nas festas,  etc. Muitas são as diferentes associações que você tinha com o vício, e o importante agora é aprender a quebrá-las. Isso agora é passado! Esteja atento aos comportamentos que incitam o desejo automático de fumar. Pode parecer estranho  tudo isso nas primeiras horas que você está sem os cigarros, mas fará parte de sua nova vida de NÃO FUMANTE daqui a pouco!

Você pode contar com o apoio de nossa comunidade para embarcar nessa onda segura que é parar de fumar! Você já deu o primeiro passo. Faça o download de seu livro “O Dia de Parar de Fumar” e comece a desfrutar dos prazeres de uma vida sem tabaco. Vamos todos juntos vencer o tabagismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *