O tabagismo é uma doença, caracterizada pela depência física e psicológica a nicotina para a qual não existe vacina ou um remédio realmente eficaz no seu controle ou cura. A dependência a nicotina é comparada a dependências tais como heroína e cocaína, difíceis de serem tratadas, portanto; exigem que o fumante se empenhe com seriedade e determinação para deixar de fumar.
Porque o cigarro é altamente viciante?
- O cigarro é produzido com tabaco, planta originária da América do Sul, sendo produzido e comercializado em todo o mundo hoje em dia. A principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco é a nicotina. Poderoso estimulante do sistema nervoso central, a nicotina é classificada como droga. Em altas doses, é extremamente venenosa sendo comum seu uso como inseticida.
- Pessoas que fumam cigarro, ou mesmo aquelas que inalam(rapé) ou mascam tabaco, estão absorvendo nicotina através das membranas nasais, boca e pulmão de onde será distrubuída a todo o organismo através do sangue chegando em segundos ao cérebro.
- A nicotina vicia exatamente por alterar o funcionamento cerebral. O cérebro exige quantidades cada vez maiores da droga, e isso explica porque as pessoas fumam compulsivamente.
- Na verdade, após sete segundos de um único trago em um cigarro, o cérebro de um fumante “acalma-se”, ou tem a suposta sensação de prazer para conseguir mais e mais nicotina. Assim funciona o vício.
Doenças causadas pelo consumo de nicotina:
- ataque cardíaco, pressão alta, problemas circulatórios por obstrução de veias e artérias, indicando ser a nicotina um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames;
- nicotina pode ser causa de úlcera péptica, afeta hormônios e sistema nervoso central; está relacionada a distúrbios de ordem sexual. Em mulheres existe o risco de desenvolver fetos com problemas crônicos ou até morte fetal, entre diversos outros problemas relacionados a saúde feminina.
- doenças respiratórias diversas, asma, brônquite, alergias em geral, sem dizer que o risco de um fumante ter câncer de pulmão é 20 vezes maior que alguém que não fuma.